Diet x Light x Zero x Fit

E aí, tudo bem?

Não sei você, mas quando resolvi emagrecer eu tive certa dificuldade em encontrar o tipo de alimento que eu queria.

Hoje, são tantas classificações, que o que realmente queremos saber fica escondido, e temos que procurar as informações nas letras miúdas.

Nesta postagem, vamos abordar um assunto que pode te deixar um tanto confuso, e vamos entender as diferenças entre produtos Diet, Light e Zero.

Como relatei na postagem anterior (se você ainda não leu, o link estará no final desta), eu não me preocupava muito com o excesso de peso, e mantinha uma alimentação desregrada, até me ver forçado a fazer dieta, pois estava doente.

Meu foco, por obrigação, foi o açúcar, e eu o eliminei completamente de minha dieta. 

Mas se você quer emagrecer, e não tem restrição a açúcar por motivos de saúde, eliminar esta substância, com produtos tradicionais do mercado, pode te prejudicar e não te ajudar em seu objetivo de emagrecer.

Por exemplo, um chocolate sem açúcar, industrializado, tem mais gordura que o com açúcar, então a quantidade de calorias é praticamente a mesma. Outro exemplo são os refrigerantes sem açúcar, que têm mais sódio, o que pode te levar a um problema de hipertensão, dependendo da quantidade consumida.

Bom, vamos entender o que é cada classificação.

DIET é um produto que, em sua fórmula, não usa um ou mais componentes específicos, como glúten, lactose ou açúcar. É importante que, além da classificação diet, você encontre no rótulo a especificação de quais componentes foram excluídos da fórmula, para se precaver, em caso de necessidade. Não é necessariamente menos calórico.

LIGHT é um produto “mais leve”, como o próprio nome em inglês sugere, tendo a quantidade de algum componente – geralmente gordura – reduzida em ao menos 25%, ou seja, é menos calórico, mas não é isento da substância. Essa redução pode, eventualmente ser em número de calorias, o que é interessante para quem deseja emagrecer.

ZERO é um produto que, assim como o diet, não tem um ou mais componentes em sua fórmula. A precaução deve ser a mesma usada com o produto diet, deve ser verificado no rótulo qual a substância ausente à formula.

Além dessas classificações, hoje temos alimentos rotulados como FIT, o que geralmente engloba alimentos integrais e outros com baixo índice glicêmico. 

Alimentos integrais são bons para quem quer emagrecer porque são ricos em fibras, o que aumenta a energia gasta pelo organismo ao digeri-los, além de auxiliar a função intestinal e, porque pelo fato de demorarem mais a serem digeridos te mantém saciado por mais tempo.

Bom, por hoje é isso.

Força e coragem.

Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário