DIETA DUKAN

Há alguns anos, na época em que eu não estava muito resolvido a emagrecer, eu fui – por livre e espontânea pressão – a uma nutricionista que me apresentou a dieta Dukan, mas sem usar esse nome.

É uma dieta que inicialmente zera o consumo de carboidratos - à exceção do farelo de aveia -, e na qual o seu consumo passa a ter um teor muito alto de proteínas.


A dieta que cumpre o que promete: Se você a seguir à risca, vai emagrecer, em especial na primeira fase da dieta.


Então, se você entrou nesta página apenas para saber se essa dieta funciona ou não, a resposta é: Sim, funciona!


Mas temos que levar em conta efeitos colaterais que podem ser ocasionados pelo consumo predominante de proteínas, caso você mantenha esta dieta por um longo período.


Os efeitos colaterais mais comuns são fraqueza, tontura, mal hálito, insônia, baixa do sistema imunológico, prisão de ventre e podendo chegar a prejudicar a função renal, caso realizada por longos períodos.


Quanto a este último efeito colateral, adeptos desta dieta asseguram que apenas quem já tem mal funcionamento dos rins corre este risco. E, realmente, uma dieta à base de proteínas NÃO É RECOMENDADA a pessoas com problemas renais.


Mas quais são as etapas dessa dieta?


A primeira fase é a FASE ATAQUE, que é um período com cardápio bem restritivo – composto apenas por fontes de proteína – que vai te fazer emagrecer, em 1 semana, algo em torno de 5kg.


A segunda fase é a FASE CRUZEIRO e, nela, além dos alimentos da fase anterior, são liberadas algumas leguminosas.


A terceira fase é a FASE DE CONSOLIDAÇÃO, e aqui você já terá a liberação de alguns tipos de carboidrato, como arroz integral, macarrão integral e feijão, mas restrito a duas refeições semanais.



A quarta e última fase é a FASE DE ESTABILIZAÇÃO e, nesta fase, não há proibições quanto à alimentação, mas é recomendado que se faça um dia de ATAQUE por semana, além de exercícios.

Lembre-se que nesta dieta é preciso beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar as toxinas. Outros líquidos permitidos são chá, café sem açúcar e refrigerante zero, com moderação.


Nos links de cada fase (abaixo), elas estão especificadas mais detalhadamente e, inclusive, contam com sugestões de cardápios.


Nossa sugestão, como este blog tem por objetivo te levar a uma alimentação equilibrada, é que se você optar pela dieta Dukan para potencializar sua perda de peso, você faça a fase ataque, e depois parta para uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. E, nada te impede de, de tempos em tempos, fazer mais uma semana de ataque, desde que você dê alguns meses de intervalos, pelos motivos explicados quando expostos os efeitos colaterais.


Bom, por aqui é isso.


Força e coragem!


Daniel



          1. Fase Ataque                                                                                      2. Fase Cruzeiro
Fase Cruzeirohttp://comerbemsemacucar.blogspot.com.br/p/fase-ataque.html
   
    3. Fase de Consolidação                                                                     4. Fase de Estabilização
http://comerbemsemacucar.blogspot.com.br/p/dieta-dukan-fase-de-consolidacao.html
http://comerbemsemacucar.blogspot.com.br/p/dieta-dukan-fase-de-consolidacao.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário